Categorias

Ações da Nintendo despencam na abertura da Bolsa de Tóquio

Tudo que sobe, um dia desce e depois de praticamente dobrar seu valor de mercado, a Nintendo viu nessa segunda-feira suas ações despencarem na abertura da Bolsa de Tóquio.

A flutuação acontece em resposta ao comunicado oficial de sexta-feira, quando a empresa revelou que o sucesso de Pokémon Go terá pouco impacto em seu balanço financeiro.

Apesar do jogo móvel ter se tornado um fenômeno em todos os mercados que foi lançado, a grande verdade é que a Nintendo tem apenas uma margem pequena de lucro nessa empreitada. A gigante japonesa responde por uma participação nas ações da desenvolvedora Niantic e na empresa Pokémon Co, detentora da marca dos monstros digitais. Segundo cálculos de analistas, a fatia que cabe à Nintendo sobre Pokémon Go não passa de 13% do faturamento total.

A Nintendo foi honesta sobre o tema e divulgou na última sexta-feira que não pretende rever sua previsão de balanço financeiro no ano por causa de Pokémon Go, devido ao impacto “limitado” do jogo na empresa. Foi o pronunciamento que faltava para afastar os investidores: as ações da empresa caíram 18% na segunda-feira, o limite máximo permitido pelas regras do pregão. Calcula-se que a Nintendo tenha perdido quase 7 bilhões de dólares com essa queda.

A posição das ações da empresa ainda podem mudar essa semana, uma vez que a Nintendo irá divulgar seu balanço trimestral na quarta-feira. Considerando a subida astronômica das ações após o lançamento de Pokémon Go, mesmo a queda registrada hoje não deve afetar em nada a saúde financeira da empresa, que provavelmente apresentará bons resultados no meio da semana, reaquecendo o mercado e atraindo novamente os investidores.