Categorias

Acusado pelos EUA, CEO da Huawei nega ligações impróprias com governo chinês

Empresa de tecnologia tem sua sede na China

Quebrando um silêncio de mais de 25 anos, o fundador e presidente-executivo da Huawei, Ren Zhengfei, falou à imprensa nessa quinta-feira (09), defendendo a empresa chinesa em relação às preocupações dos Estados Unidos com relação a segurança digital.

Desde que fundou a Huawei, há 26 anos atrás, Ren tem evitado a imprensa, alimentando críticas por parte de autoridades estrangeiras e aumentando rumores de que a empresa não é transparente sobre suas atividades. Recentemente, a fabricante foi acusada ainda de manter uma relação muito próxima com o governo chinês.

O executivo reuniu jornalistas na Nova Zelândia, onde a empresa tem contratos para construir redes de 4G LTE e banda larga ultra-rápida, e afirmou que a Huawei não tem “nenhuma ligação com as questões de segurança cibernética que os EUA encontraram no passado, presente e futuro”.

Ren ainda explicou que as acusações não tem sentido, dado que seus dispositivos e esquipamentos são “quase inexistentes” nas redes atualmente em operação nos EUA: “Nós nunca vendemos qualquer equipamento importante para grandes operadoras dos EUA, nem vendemos qualquer equipamento a qualquer agência do governo dos EUA”, afirmou o executivo.

A Huawei, sediada na China, é a segunda maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, perdendo apenas para a Ericsson. Entretanto, devido a preocupações sobre a segurança nacional dos Estados Unidos, a empresa tem encontrado dificuldade para vender seus produtos no enorme mercado do país.Por manter silêncio e mistério sobre suas políticas, a fabricante também vem sendo barrada em contratos de fornecimento de equipamentos para redes dos governos da Austrália e Canadá.