Categorias

Adobe Cancela Flash para Dispositivos Móveis

Fim de uma era...
A Adobe anunciou hoje que não fornecerá mais atualizações para a tecnologia Flash em dispositivos móveis. A empresa incentiva a migração para aplicativos baseados em HTML5:

HTML5 está agora universalmente disseminado nos principais dispositivos móveis, em alguns caso exclusivamente. Isto torna o HTML5 a melhor solução para criar e entregar conteúdo nos navegadores através das plataformas móveis. Nós estamos radiantes a este respeito, e continuaremos nosso trabalho com representantes de peso na comunidade  HTML, incluindo Google, Apple, Microsoft e RIM, para conduzir a inovação do HTML5 para evoluir seus navegadores móveis.

O Flash Player 11.1 para Android e BlackBerry PlayBook será a última versão lançada pela Adobe, que, no entanto, se comprometeu a continuar corrigindo bugs críticos e falhas de segurança para as atuais configurações de dispositivo.

O abandono da tecnologia nos dispositivos móveis já havia sido prevista por analistas, desde os primeiros embates entre a Adobe e a Apple sobre o suporte ao Flash no iPhone e iPad. O plugin da Adobe era considerado uma solução pesada para exibição de vídeos e áudio, com alto consumo de energia. Em Agosto deste ano, a empresa já havia lançado o Adobe Edge, baseado em HTML5, para criação e distribuição de animações em dispositivos rodando iOS
e Android.

A nova estratégia não significa que a Adobe esteja aposentando a tecnologia Flash a médio prazo. A versão 12 do player para PCs continua em desenvolvimento e a empresa está trabalhando em associação com o W3C e o WebKit para incorporar capacidades similares ao HTML5 tão rapidamente quanto possível. Segundo o comunicado oficial, “nós iremos desenhar novas funcionalidades no Flash para uma transição suave para o HTML5 na medida em que os padrões evoluem de forma que os desenvolvedores possam investir com confiança sabendo que suas habilidades continuarão a ser aproveitadas“.

.