Categorias

Adobe coloca o Photoshop para rodar no Chrome

Usar o Photoshop geralmente requer um computador caro e mudar isso tem sido o sonho de muitos artistas há anos. Mas agora, parece que eles têm a ajuda da própria Adobe!

A empresa tem trabalhado ativamente com o Google para levar o Photoshop para o Chrome, e eles finalmente têm uma versão chamada Photoshop Streaming para mostrar e deixarão instituições de ensino testarem nos próximos seis meses.

O modo como funciona é muito simples. O aplicativo é baixado através da Chrome Web Store, e quando você abri-lo, na verdade você está se conectando a um servidor que está executando a versão desktop do Photoshop CC 2014.

photoshop-no-google-chrome

A interface da versão desktop é capturada como um vídeo e enviada para o seu browser, onde javascript retransmite suas ações para o servidor, completando o ciclo interativo. Não é muito diferente de como uma configuração de máquina virtual funciona, mas isso significa que o aplicativo pode ser executado no navegador em qualquer computador – mesmo em Chromebooks.

Ele, no entanto, tem seus limites: Por enquanto, o Photoshop Streaming trabalha exclusivamente com arquivos hospedados no Google Drive, embora outros serviços de armazenamento em nuvem estejam chegando. Existem funções essenciais que não funcionam no programa também, como a impressão, ou processos que exigem uma GPU, como suas funções 3D.

Adobe vai usar o período experimental para construir a funcionalidade e solucionar a experiência geral do feedback que receber.

A empresa afirmou que, quando tiver uma versão que se sente confortável com, vai abrir os testes para um público mais amplo e – um dia – espera fazer um lançamento comercial.