Categorias

Adobe decreta o fim do Flash: novo Animate irá focar em HTML5

A Adobe anunciou hoje mudanças na sua suíte de produtos Creative Cloud, mas de longe a mais significativa é o fim do editor Flash Professional. O produto passará a se chamar Adobe Animate a partir do ano que vem.

Não se trata apenas de um novo nome para contornar a má fama que o plugin do Flash vem conquistando ao longo do ano. O Adobe Animate será focado para o desenvolvimento de animações baseadas em HTML5.

A desenvolvedora de softwares justifica a mudança em um comunicado oficial: “o uso de padrões web abertos e o HTML5 se tornaram o padrão dominante da web. Ao longo dos últimos anos, o time de produção do Flash Professional CC embarcou nesse movimento e reescreveu a ferramenta do zero, adicionando suporte nativo para HTML5 Canvas e WebGL assim como exportação para diversos formatos (como o SVG) com uma arquitetura extensível”.

A Adobe alega que hoje um terço de todo o conteúdo produzido com o Flash Professional CC já é baseado em HTML5. “No sentido de claramente refletir melhor seu papel como ferramenta principal de animação para a web aberta e além, nós atualizamos o nome”, explica a empresa. Confira o vídeo oficial:

https://youtu.be/WhgQ4ZDKYfs

Há muito tempo a indústria vinha clamando pelo fim do Flash, devido ao seu consumo elevado de memória, suas falhas de segurança e seu formato fechado. O chefe da segurança do Facebook chegou a pedir que a desenvolvedora tomasse uma atitude a respeito: “já é hora da Adobe anunciar a data do final da vida para o Flash”. Ao que tudo indica, os clamores foram ouvidos.

Apesar do foco em HTML5, o Adobe Animate manterá o suporte aos arquivos SWF e AIR, então, continuaremos a ver o Flash na web ainda por um longo tempo. O Adobe Animate chega ao mercado a partir do começo de 2016.