Categorias

Adobe desagrada associação de profissionais do Photoshop

'... esta não é a Adobe que nós conhecemos'
Scott Kelby,  presidente da National Association of Photoshop Professionals (NAPP) declarou seu repúdio à nova política de licenciamento de software da Adobe. A mudança irá obrigar os proprietários de versões mais antigas da Creative Suite a adquirir a versão 5.x antes de realizar upgrades para a próxima versão.

Embora o Adobe Creative Suite 6 ainda não tenha data de lançamento, a empresa já deixou claro que não haverá uma opção de atualização direta para usuários das versões CS4 para baixo. Os profissionais serão obrigados a pagar duas atualizações, a primeira agora até o CS5 e a seguinte para a nova versão ou adquirir uma nova licença completa para a futura edição. A mudança quebra a prática habitual da Adobe.

Kelby escreveu uma longa carta aberta aos executivos da fabricante de software, criticando a medida:

(…) Embora eu entenda que a Adobe precisa tomar decisões de negócios baseada em como ela percebe as condições de mercado, eu sinto que o momento desta nova estrutura de preço é claramente injusto para seus consumidores (e nossos membros). Eis o motivo: vocês não nos avisaram. Vocês não nos comunicaram até próximo do fim do ciclo de vida útil do produto, e agora vocês estão nos fazendo comprar o CS5.5 por apenas alguns meses pela possibilidade de comprar o CS6 com desconto quando for lançado. De outra forma, nós teríamos que pagar o preço integral como se nós nunca tivéssemos sido clientes da Adobe.

Kelby acusa:  “esta não é a Adobe que nós conhecemos”. A sugestão do presidente da NAPP é que a empresa passe a adotar a nova política apenas a partir da versão CS7, tornando a vindoura edição CS6 a “versão de transição” e dando mais tempo para que os profissionais do ramo absorvam o impacto do novo licenciamento.

Até o momento, não há uma resposta da Adobe.

.