Categorias

Adobe Flash acaba de dar mais um passo em direção à morte graças ao Google

As maiores empresas de tecnologia do mundo, da Apple até o Facebook, têm tentado se livrar do Flash, o software de animação na web da Adobe, há um bom tempo. E agora, eles têm outro grande aliado: o Google.

Google está oficialmente acabando com publicidade em Flash no seu browser. A partir de hoje, 1 de setembro, qualquer tipo de publicidade que usa a tecnologia irá exigir que o usuário clique nela para tocar ou o anúncio irá permanecer congelado.

O engenheiro de software do Google, Tommy Li, citou drenagem de bateria em notebooks como uma das razões do bloqueio.

flash

Uma nova configuração, ativada por padrão no Chrome irá otimizar automaticamente plugins para economizar energia e os ciclos da CPU visando especificamente publicidade animada.

O Flash tem sido por muito tempo uma ferramenta popular para a exibição de animação e vídeo na Web, mas nos últimos anos empresas de tecnologia têm criticado o software especialmente por suas vulnerabilidades de segurança.

Na semana passada, a Amazon disse que iria interromper a exibição de anúncios em Flash em seu site, especificamente por causa das mudanças feitas pelo Google e políticas existentes em outros navegadores da Web.

Você será automaticamente atualizado para o Chrome 42 hoje, que altera a configuração padrão do Flash para “detectar e executar conteúdo do plugin importante.”