Categorias

Adolescentes tem melhores resultados em escolas que banem celulares

Que os adolescentes adoram seus smartphones, todo mundo já sabia. Mas uma pesquisa realizada na Inglaterra mostra que os aparelhos podem estar prejudicando seu desempenho escolar.

A pesquisa realizada pela London School of Economics avaliou o rendimento dos alunos em escolas de quatro cidades inglesas. Em muitas instituições o uso de celulares em sala de aula foi proibido e os pesquisadores avaliaram os resultados em testes realizados antes e depois da proibição. Houve um significativo ganho de performance após o banimento.

“Uma alta tecnologia de múltiplos propósitos, como os telefones móveis, pode ter um impacto negativo na produtividade através da distração”, concluiu o estudo. Em média, estudantes apresentaram resultados 14% superiores em suas notas após a proibição do uso dos dispositivos no ambiente escolar.

De acordo com os pesquisadores, esse ganho de performance equivale a cinco dias extras de aula no calendário escolar no final de um ano. O estudo de 46 páginas “Ill Communication: The Impact of Mobile Phones on Student Performanceestá disponível para download em formato PDF.