Categorias

Advogados do filme Pixels estão tirando do ar todos os vídeos com a palavra “pixels”

O filme Pixels pode ter bombado nas bilheterias e nas críticas, mas seus advogados estão defendendo a marca com unhas e dentes na Internet.

Inúmeras requisições de remoção de vídeo estão sendo disparadas contra todo e qualquer vídeo que contenha a palavra “pixels” no título. Como é um termo comum no mundo digital, você pode imaginar como estão trabalhando os advogados contratados pela Columbia Pictures.

Segundo o site TorrentFreak, especialista em questões de direitos autorais e na forma como Hollywood exerce sua força beirando as raias do absurdo,  já são dezenas de milhões de pedidos com ameaças de processo. Embora alguns atinjam conteúdo efetivamente pirata, muitos também estão prejudicando criadores de conteúdo independente que usam o termo “protegido” pelos advogados.

Sites como o Vimeo estão atendendo às solicitações e removendo o material da web. Uma produção do Chipre, de 2006, usando fotos  e músicas desenvolvidas por seus próprios artistas, foi apagada do serviço por se chamar “Pixels”. Uma banda chamada The Pixels também enfrenta problemas com seus videoclipes na web.

Mas o caso mais bizarro entre as vítimas da avalanche de requisições de remoção é o curta “Pixels”. O curta-metragem de 2010, dirigido por Patrick Jean, ganhou prêmios e elogios em sua estreia e é oficialmente a fonte de inspiração do longa-metragem da Columbia Pictures. Ainda assim, “Pixels”, o curta, foi acusado de violar os direitos autorais de “Pixels”, o longa, e removido do Vimeo.

Por enquanto, o curta de Patrick Jean ainda pode ser encontrado no YouTube. É melhor assistir (de novo), antes que algo de ruim aconteça:

https://www.youtube.com/watch?v=ou8vRWTSsJo