Categorias

Agência Nacional de Aviação Civil vai investigar uso não-autorizado de drones no Carnaval carioca

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou a Escola de Samba Portela do Rio de Janeiro a respeito do uso não-autorizado de drones durante o desfile de Carnaval na Marquês de Sapucaí.

A Portela inovou durante seu desfile na segunda-feira ao soltar cerca de 400 drones próximos ao público que assistia ao desfile. Decorados com a forma da águia, ave símbolo da Escola de Samba, os pequenos veículos aéreos controlados remotamente causaram sensação nas arquibancadas. A Portela também utilizou um drone maior, também no formato de águia, na frente do desfile para abrir caminho.

Segundo a ANAC, a Escola de Samba chegou a consultar informações ao órgão sobre o uso dos drones mas não requisitou autorização para utilizá-los. A agência proíbe o uso dos aparelhos em áreas de grande aglomeração de público e abriu um processo administrativo contra a Portela para que a agremiação responda por suas ações tanto civil quanto penalmente.

drone-portela

A Portela também está sendo processada pela ANAC pelo salto de quatro paraquedistas na abertura de seu desfile. A agência investiga se todas as regras de segurança para saltos foram seguidas durante a ação noturna.