Categorias

Agora é oficial: Microsoft completa compra da divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia

Quase oito meses após seu anúncio original, a Microsoft finalmente concluiu seu acordo para comprar a divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia hoje.

A Microsoft vai pagar um total de US$ 7.2 bilhões pelas unidades da Nokia e para licenciar seu portfólio de patentes. O valor ainda é muito menor do que os US$ 8,5 bilhões que a gigante pagou pelo Skype em 2011.

A Nokia espera que o preço total da transação seja “um pouco maior”. Valor esse que a empresa planeja fornecer detalhes completos na próxima semana, durante seus resultados financeiros.

elopnadella

Com o acordo, a Microsoft irá assumir o controle de mais de 90% de todos os Windows Phones da linha Lumia, além da marca low-end Asha e os aparelhos Android Nokia X. A fabricante de software passará a ser uma fabricante de hardware também, responsável pela venda de mais de 200 milhões de aparelhos por ano, com um adicional de 32 mil funcionários.

A Microsoft está planejando usar o nome “Microsoft Mobile” para a divisão de telefonia Nokia, executando-a como uma subsidiária separada, assim a grande maioria dos funcionários que fazem a mudança não terão de se deslocar para a sede da empresa.