Categorias

Agora você pode pesquisar em 3 trilhões de postagens no Facebook

A partir de agora, na versão em inglês do Facebook, já é possível pesquisar sobre qualquer assunto em qualquer momento em 3 trilhões de postagens públicas de seus usuários.

A novidade já está integrada ao mecanismo de busca tradicional da rede social e permite acompanhar tendências e a opinião da Internet sobre temas em tempo real.

Os resultados da busca serão customizados de acordo com o perfil de cada usuário. Inicialmente, os resultados irão privilegiar postagens de fontes de notícias, como páginas de jornais, mas conversações de seus amigos ou mesmo de estranhos também irão aparecer na listagem, desde que sejam públicas.

“Uma vez que nós indexamos as conversações do mundo inteiro, nós podemos apontar assuntos que estão se tornando tendências, coisas que estão bombando, que estão acontecendo exatamente agora”, declarou o gerente de produto para buscas do Facebook, Rousseau Kazi. “A ideia aqui é que se você pode agrupar esses pedaços de conteúdo de determinadas maneiras, ficará muito fácil visualizar a história completa”, concluiu Kazi.

A novidade chega pouco depois da criação do Moments, na rede social rival Twitter. As propostas dos dois recursos são similares: oferecer uma visão instantânea de um fato enquanto ele ainda está acontecendo. Para Kazi, ” nós estamos deixando super fácil para se obter a perspectiva de todo mundo em um único lugar sobre um tópico em que você está interessado”.

Por enquanto, a nova busca do Facebook está disponível apenas para usuários que tem o inglês como língua primária, mas a rede social deve estender a funcionalidade para outros idiomas no futuro próximo.