Categorias

AIM será descontinuado

Vinte anos depois de seu surgimento, o AOL Instant Messenger, mais conhecido como AIM, será descontinuado, marcando o fim de uma era.

Nascido na época da competição acirrada entre os programas de mensagens instantâneas, quando o ICQ era rei e as outras empresas buscavam sua própria alternativa, o AIM deixará de funcionar para sempre em 15 de Dezembro, de acordo com o comunicado oficial.

“Se você foi jovem nos anos 90, as chances são grandes que houve um momento em sua vida quando o AOL Instant Messenger (AIM) significou um grande pedaço de sua vida”, relembra o aviso, que bate fundo na nostalgia. “Você provavelmente se lembra do CD, seu primeiro nome de usuário, suas cuidadosamente selecionadas mensagens de ausência e como você  organizava sua lista de amizades. Agora mesmo você pode estar se recordando sobre como você tinha que competir por tempo no computador de casa a fim de papear com os amigos fora da escola”, continua o texto.

Entretanto, como seus próprios administradores reconhecem, embora o AIM tenha feito parte de um momento cultural da tecnologia e entrado para as lembranças de muita gente (ao lado do ICQ, MSN Messenger e outros, vale dizer), “a forma como nós nos comunicamos uns com os outros mudou profundamente”. Essa é agora a era do WhatsApp, do Snapchat, do Facebook Messenger, que passaram a atingir públicos apenas sonhados pelos programas de mensagens do passado.