Categorias

Alerta: malware ataca aplicativos de 50 bancos

A empresa de segurança Avast alerta que uma variante do trojan bancário GM Bot está atingindo clientes de mais de 50 bancos ao redor do mundo.

“Nos últimos três meses, a Avast encontrou o GM Bot nos dispositivos móveis de seus usuários mais de 200.000 vezes”, diz o pesquisador de Mobile Security da Avast, Nikolaos Chrysaidos.

Ele explica que o GM Bot é um malware bancário móvel, que pode obter direitos administrativos completos de um dispositivo, interceptar SMS e exibir páginas falsas para roubar informações valiosas. Entre os bancos afetados pelo Cavalo de Troia estão Citibank, ING e Bank of America, e acredita-se que ele pode vir a atingir usuários brasileiros. O GM Bot, segundo Chrysaidos, apareceu pela primeira vez em fóruns da darknet russa em 2014. A partir daí, seu código fonte vazou e uma segunda versão foi desenvolvida por seu criador original, conhecido como GanjaMan.

O GM Bot, às vezes também conhecido como Acecard, SlemBunk e Bankosy, engana as pessoas para que forneçam suas credenciais de login bancário e outros dados pessoais, exibindo páginas que parecem quase idênticas às de login dos aplicativos bancários verdadeiros. “Logo a seguir, o malware intercepta as mensagens SMS para obter os PINs da autenticação de dois fatores, dando aos cibercriminosos pleno acesso às contas bancárias. O código do GM Bot é aberto, ou seja, está livremente disponível na darknet, de modo que qualquer pessoa pode distribuí-lo e modificá-lo”, avisa Chrysaidos.

“O GM Bot é um Trojan que superficialmente parece um app inofensivo, mas que é na verdade malicioso. É distribuído principalmente em lojas que não têm checagem rígida de segurança, ao contrário da Apple App Store ou da Google Play Store. O GM Bot geralmente se disfarça como um app de conteúdo adulto ou como um app de plugin, como o Flash”, alerta Chrysaidos.

Assim que baixado, o ícone do app desaparece da tela do dispositivo, mas isso não significa que o malware desapareceu: “É um aplicativo que solicita com persistência direitos administrativos. Se esses direitos forem concedidos, o malware pode causar sérios prejuízos. Com amplos direitos administrativos, o GM Bot pode controlar tudo o que acontece no dispositivo infectado. O malware entra em ação quando é aberto um aplicativo da sua lista, que consiste principalmente de apps bancários“, diz o pesquisador da Avast.

Até o momento não há registros do desenvolvimento de uma variante do GM Bot tentando atingir bancos brasileiros especificamente. Por outro lado, o malware vem atacando bancos nos Estados Unidos e na Europa que também atuam no Brasil, como o Santander, Citibank, ING, além do cartão de crédito American Express e o sistema de pagamento online PayPal. Portanto, se um aplicativo infectado no Brasil acessar um desses bancos, ele poderá receber as notificações falsas e ter suas informações roubadas.

Como se proteger

“Instale um aplicativo de antivírus, como o Avast Mobile Security. Um bom app antivírus vai detectar e bloquear o malware, como o GM Bot, antes que ele possa infectar o seu dispositivo”, sugere Chrysaidos. Outro conselho: “Não abra mão de fontes confiáveis, como a Google Play Store e a App Store da Apple. Embora as lojas de terceiros possam oferecer aplicativos que não podem ser encontrados nas de fontes confiáveis, ou ofereçam aplicativos premium de graça, suas ofertas podem ser muito boas para serem verdadeiras”.