Google Doodle Alessandro Volta
Categorias

Alessandro Volta, inventor da pilha elétrica, é homenageado pelo Google em novo Doodle

As pequenas pilhas AA ou AAA que utilizamos em nosso dia a dia, quase sempre sem nos darmos conta da pequena maravilha representada por cada uma delas, têm sua origem no século XIX.

Tudo porque um físico italiano tinha como uma de suas paixões a eletricidade. Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, que nasceu em 18 de fevereiro de 1745 em Como, na Itália, e faleceu em 5 de março de 1827 (mesmo ano de falecimento do compositor Ludwig van Beethoven, aliás), aos 82 anos, é o homenageado no novo Doodle do Google, um Doodle, aliás, iluminado:

Google Doodle Alessandro Volta

A família de Volta queria que ele seguisse carreira religiosa, mas apesar disso ele decidiu estudar física, em 1759. Ele também foi responsável pelo aprimoramento da máquina conhecida como eletróforo, criada para a produção de eletricidade estática.

Professor de física na Universidade de Pavia durante 25 anos, Alessandro Volta recebeu inclusive um convite de Napoleão Bonaparte: o grande líder francês queria conhecer o invento de Volta, a pilha. Devido a isto, e também como uma forma de homenagear o trabalho do físico italiano no campo da eletricidade, Napoleão o nomeou conde, em 1810.

É importante também lembrarmos que a unidade elétrica Volt é uma outra forma de homenagem ao inventor da pilha. Volta também estudou química, entre os anos de 1776 e 1778, e obviamente esta ciência tem grande importância no que diz respeito à pilha elétrica, por exemplo. À pilha, ou melhor, às pilhas, que o mundo moderno consome em tão grande escala.

Hoje, 18 de Fevereiro de 2015, é o 270º aniversário de Alessandro Volta. O Google Doodle em sua homenagem pode ser encontrado no próprio Google ou então aqui mesmo, nesta notícia. E pensar que muitas vezes usamos e descartamos as pequenas e extremamente úteis pilhas sem nem sequer pensarmos de onde elas vieram, como e por quem foram criadas, etc. Bela homenagem.