0 Compartilhamentos 186 Views

Alfabetos não latinos já podem ser utilizados em endereços

17 de novembro de 2009

ICANN anuncia caracteres não latinos nos endereços
O chinês, o árabe ou o híndi podem ser usados, desde a segunda-feira, em endereços de sites na internet o que beneficiará milhões de usuários que não utilizam os caracteres latinos.

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN, na sigla em inglês) anunciou hoje no Egito a internacionalização do uso destes caracteres nos domínios de internet e começou a receber pedidos de diversos países.

“Até o momento houve seis pedidos em três línguas diferentes”, anunciou o presidente da ICANN, Rod Beckstrom, que participa do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas.

Das solicitações, Beckstrom só divulgou duas: as de Egito e Rússia.

“É um dos avanços mais significativos de internet em décadas”, já que “cerca da metade dos usuários de internet não utilizam o alfabeto latino”, assegurou Beckstrom na entrevista coletiva, divulgada por webcast da cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

A ICANN aceitará os pedidos de representantes de países e de territórios de todo o mundo para os novos domínios de internet que representem o nome de seu país e que sejam feitas em caracteres não latinos.

Uma vez avaliados e aprovados os pedidos, a previsão é de que estes domínios cheguem à rede na maioria dos países durante o ano que vem.

Isto abre a porta para idiomas como o chinês, o árabe, o híndi, o cirílico, entre outros, nos quais a partir de meados de 2010 será possível escrever na barra de endereços dos navegadores.

Segundo o presidente da ICANN a segunda-feira foi um “dia histórico” que ajudará a alcançar a ideia de “um mundo, uma internet, com todo mundo conectado”.

O Egito, um dos primeiros países a se registrar, terá o domínio “.masr”, que significa “Egito”, escrito em analfabeto árabe.

“Primeiro será utilizado para o Governo e para o setor acadêmico, depois será estudada a possibilidade de utilizar este domínio por outras organizações e entidades”, explicou na entrevista coletiva o ministro de Informação Tecnológica egípcio, Tareq Kamel.

Com o lançamento, a pretensão é “chegar ao maior número de pessoas”, disse Kamel, que deu como exemplo os 55 milhões de egípcios que utilizam celulares com o teclado em caracteres árabes.

O ministro de Informação Tecnológica não divulgou a data do início do projeto, mas reconheceu que ainda há muito trabalho a ser feito, como “resolver problemas técnicos, linguísticos ou relacionados com o direito à propriedade intelectual”.

A decisão de internacionalizar o uso de caracteres não latinos nos endereços de sites na internet foi tomada no dia 30 de outubro em Seul durante a cúpula anual da ICANN.

O lançamento de segunda-feira coincidiu com a realização no Egito do Fórum de Governança da Internet da ONU, onde mil representantes de diversos Governos, organismos e empresas analisam, até o dia 18, temas como segurança, abertura, privacidade, acesso e diversidade na rede.

Com informações de Terra.

Carregando...

Você pode se interessar

Você está aprendendo JavaScript errado
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

Você está aprendendo JavaScript errado

Carlos L. A. da Silva - 25 de maio de 2020

O que esse desenvolvedor diria para si mesmo mais jovem, quando ainda estava estudando a linguagem.

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)

Carlos L. A. da Silva - 22 de maio de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29
Notícias
14 visualizações
Notícias
14 visualizações

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29

Redação - 21 de maio de 2020

Evento, que terá duração de 5 dias, vai compartilhar cases e desafios dos times de tecnologia, além de palestras de mercado com executivos do Grupo

Mais publicações

A origem do Zoom
Artigos
15 visualizações
15 visualizações

A origem do Zoom

Carlos L. A. da Silva - 19 de maio de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)
Notícias
26 visualizações
26 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)

Carlos L. A. da Silva - 15 de maio de 2020
Como apagar a pasta Removable Storage Devices da Área de Trabalho
Dicas
17 visualizações
17 visualizações
Dicas do Google sobre como evitar golpes relacionados à COVID-19
Artigos
25 visualizações
25 visualizações