Categorias

Alibaba fatura alto com sua própria “Black Friday”

Se você acha que a Black Friday é a grande festa do consumo do comércio eletrônico, você precisa conhecer o “Dia do Solteiro”: a data comemorativa rendeu um faturamento recorde para a Alibaba.

O gigante oriental criou o evento especial em 2009 e agora em 2017 a brincadeira rendeu para a empresa o equivalente a US$ 25.3 bilhões em apenas 24 horas, uma cifra de causar inveja aos varejistas ocidentais.

Celebrado no dia 11 de Novembro, o Dia do Solteiro se transformou em um fenômeno social na China, um dos principais mercados do Alibaba, e o volume de vendas há anos supera datas como Black Friday ou Cyber Monday, e passando a frente até mesmo do Natal. Na edição desse ano, chegaram a ser registrados 256 mil pagamentos por segundo, 90% realizados através de dispositivos móveis.

Para se ter uma visão mais ampla do faturamento recorde obtido somente pela Alibaba nesse Sábado, ele foi superior a todo o Produto Interno Bruto de um ano de países como Afeganistão ou Honduras. Concorrentes como o JD.com também foram beneficiados pelo Dia do Solteiro criado pela Alibaba, com vendas atingindo marcas estratosféricas durante o período. A estimativa das empresas de transporte é que 1.5 bilhão de encomendas sejam entregues nos próximos seis dias.

Para dar início às promoções na sexta-feira de noite, a Alibaba organizou uma festa colossal ao vivo, contando com a presença de seu fundador Jack Ma, além de celebridades como a atriz Nicole Kidman, a tenista Maria Sharapova, o jogador de futebol Luís Figo, a modelo brasileira Lais Ribeiro e o cantor Pharrell Williams.