Menos de dois meses depois do seu lançamento, a Amazon abaixou o preço do seu smartphone Fire para apenas 99 centavos de dólar. A redução acontece na véspera do anúncio de um possível iPhone 6 por seu principal concorrente.
A promoção por tempo limitado do Fire está atada a um plano de serviços com a operadora AT&T de dois anos, o que na verdade acaba implicando em um custo nominal de US$450. Ainda assim, a redução abrupta do preço do aparelho, cujo valor inicial era de US$199, pode sinalizar um baixo volume de vendas em relação ao que era esperado pela Amazon.
O plano inclui também um ano de assinatura do serviço Prime, da própria Amazon, que normalmente custa US$99 pelo mesmo período.De acordo com Ian Freed, vice-presidente da Amazon Devices, “com acesso a todo o conteúdo do Prime, o serviço de Mayday, 32GB de memória e armazenamento ilimitado de fotos na nuvem, mas as funcionalidades exclusivas de Dynamic Perspective e Firefly, o Fire é outro exemplo do valor que a Amazon entrega para seus clientes”.
A recepção ao Fire não foi tão calorosa, com o dispositivo recebendo críticas dos especialistas pelo foco excessivo em tentar vender produtos da Amazon e a pequena seleção de sua AppStore. No mês passado, de acordo com o site Chikita Insights, que analisa o uso de aparelhos móveis, o Fire conseguiu abocanhar apenas 0.02% do mercado.