Ainda não foi desta vez: a Amazon enviou um comunicado à imprensa no final da tarde desta quarta-feira negando que vá abrir 2.000 lojas físicas nos Estados Unidos.
Quem levantou o rumor foi o conceituado The Wall Street Journal, citando fontes internas sobre o interesse do gigante virtual em investir pesado no mercado de mercearias no ano que vem.
A porta-voz Pia Arthur assinou uma declaração onde estabelece que essa informação “absolutamente não é correta”. E ratifica, em tom de irritação: “nós não temos planos para abrir 2.000 de nada. Não chega nem perto”. A história já havia circulado na imprensa em Outubro, através do site Business Insider, que também mencionou supostas fontes ligadas à empresa. Com a repetição dos rumores no início dessa semana, aparentemente a Amazon resolveu dar um fim às especulações.
Essa tampouco foi a primeira vez em que o gigante do comércio eletrônico teve que colocar um fim a boatos de que estaria planejando uma enxurrada de lojas físicas. Em Fevereiro desse ano, a foi desmentida a afirmação de um alto executivo de uma cadeia de shopping centers de que haveria mais de 400 livrarias a caminho com a marca da Amazon. O próprio responsável pelo rumor veio a público reverter a situação. Passados dez meses do incidente, tudo indica que não há mesmo planos de expandir os negócios online para o mundo físico.
Entretanto, o projeto Amazon Go, da mercearia automatizada, sem funcionários ou caixas registradoras, é oficial. Resta saber onde o protótipo de loja física apresentado pela própria empresa se encaixa na estratégia da gigante online no futuro.