Categorias

Amazon pode estar desenvolvendo serviço concorrente do YouTube

O YouTube é, certamente, o maior site de vídeos da atualidade. O serviço também concentra uma quantidade enorme de criadores de conteúdo, muitos dos quais ganham a vida através de vídeos publicados na plataforma, com a respectiva exibição de anúncios. Não há, até o momento, um concorrente à altura do site, de propriedade do Google.

Isto pode mudar, em breve, com a possível entrada da Amazon na área. Acontece que a gigante do comércio eletrônico registrou algumas marcas no Escritório de Marcas e Patentes do Estados Unidos: “AmazonTube” e “OpenTube”. Estes nomes, é claro, não são lá muito criativos, mas a hipótese em si é bastante interessante.

A descrição dos dois, aliás, é bastante sugestiva:

Banco de dados que pode ser pesquisado, contendo informações de entretenimento, notícias, comentários e reviews, tudo na área de conteúdo em áudio, vídeo e audiovisual, como filmes, shows, vídeos e música“.

Ou seja, temos aí uma descrição, basicamente, de conteúdo que pode ser encontrado no próprio YouTube. A situação é bastante complicada, também, dadas certas tensões entre as duas empresas, uma vez que recentemente vimos a remoção do YouTube do Amazon Fire TV e do Echo, pela gigante de Mountain View.

De qualquer forma, a concorrência é sempre saudável, e ninguém pode negar que se faz necessário um concorrente do YouTube no mercado. A Amazon ainda não se pronunciou a respeito, e não temos até o momento nenhuma confirmação por parte da empresa a respeito do lançamento ou não de um site de streaming de vídeos. Vamos aguardar.