Categorias

Amazon quer que você entregue mercadorias para usuários

A Amazon acaba de lançar um novo programa que vai pagar pessoas comuns para entregarem mercadorias aos compradores.

Sob o novo serviço, chamado Amazon Flex, as pessoas podem se inscrever para fazer entregas. O aplicativo do Flex então irá apontar mini-armazéns que têm pacotes disponíveis para entrega. A Amazon pagará entre US$ 18 e US$ 25 por hora para quem fizer as entregas em até uma hora.

Amazon Flex está atualmente ativo em Seattle, a cidade natal da empresa, e estará disponível em outras cidades dos EUA em breve.

amazon-flex

A novidade é baseada em outro serviço chamado Amazon Prime Now, que usa um aplicativo para oferecer entregas rápidas de até duas horas gratuitamente.

A empresa disse no seu site que vai aceitar pessoas de pelo menos 21 anos, que tenham carro e uma carteira de motorista válida. A pessoa deve ter também um telefone Android e passar por uma verificação de antecedentes.

A pessoa pode optar por trabalhar em turnos disponíveis de 2, 4 ou 8 horas no dia ou ficar disponível por até 12 horas por dia.

“Seja seu próprio chefe,” diz a Amazon, “entregue quando você quiser, o quanto você quiser.”

Embora a ideia seja boa, a indústria crescente de trabalhadores independentes vem sendo alvo de críticas e pressão legal: Até o Uber é criticado por sua recusa em tratar motoristas como funcionários em tempo integral.

Há também a grande questão: Será que os pacotes ficarão seguros com TODOS os motoristas que a Amazon vai usar?