Categorias

Amazon vira alvo de investigação antitruste da Europa

A Comissão Europeia abriu uma investigação formal antitruste contra a Amazon sobre acordos de distribuição de eBooks.

A investigação está olhando os termos inclusos nos contratos da Amazon com editoras, e se editores estão sendo são obrigados a informar sobre seus acordos com concorrentes da gigante.

As autoridades europeias disseram que as cláusulas que estão sendo avaliadas poderiam também ter dificultado para outras empresas oferecerem preços mais baixos na Europa.

Entrega antecipada pode melhorar prazos de envio

“A Comissão tem a preocupação de que tais cláusulas podem tornar mais difícil para os outros distribuidores de eBooks competirem com a Amazon através do desenvolvimento de produtos e serviços novos e inovadores”, diz um comunicado da Comissão Europeia.

“A Amazon tem desenvolvido um negócio bem sucedido que oferece aos consumidores um serviço completo,” disse a chefe de antitruste da Europa, Margrethe Vestager. “É meu dever certificar de que os arranjos da Amazon com editoras não são prejudiciais para os consumidores, impedindo outros distribuidores de e-book de inovarem e competirem com a Amazon”, explicou.

As autoridades acrescentaram também que a abertura do inquérito não indica que a Amazon quebrou as leis de concorrência da região.

Já a Amazon disse em seu comunicado que estava “confiante de que nossos contratos com as editoras são legais e no melhor interesse de leitores”. A empresa disse que iria “cooperar plenamente durante este processo.”