Finalmente aconteceu: nos primeiros minutos desta quinta-feira, a Amazon inaugurou sua versão brasileira em www.amazon.com.br. De início, a loja virtual está trabalhando somente com livros em formato digital para o formato Kindle.
Nas próximas semanas, a Amazon promete trazer para sua loja o próprio Kindle, por um preço sugerido de R$299. Ainda não é possível fazer reserva, mas os interessados podem se cadastrar para receber um e-mail quando o aparelho estiver disponível.
A inauguração na surdina foi o passo culminante de uma jornada tumultuada para trazer o gigante do comércio eletrônico para o Brasil. A estreia já tinha sido anunciada para o primeiro dia de setembro, foi adiada, foi especulada que seria somente em 2013 e agora está aqui, ainda que em passos lentos. Não há qualquer previsão, por enquanto, de quando a versão brasileira irá oferecer itens físicos, como livros, CDs, DVDs, eletrônicos, jogos e outros tantos produtos presentes nas outras versões internacionais.
Conhecida por uma política agressiva de preços no exterior, por aqui a Amazon chegou de mansinho. Como exemplo, uma cópia do livro digital A Guerra dos Tronos está com preço promocional de lançamento de R$27,31 contra o mesmo livro digital, em sua versão original em inglês, por US$8,54 na Amazon americana. Em comparação, este título em formato físico pode ser encontrado por R$31,00 em uma rápida pesquisa por outras livrarias.