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Ameaças de fotos nuas de Emma Watson eram na verdade um plano para acabar com o 4chan

Usuários anônimos do infame fórum 4chan vazaram fotos nuas de Jennifer Lawrence, Kate Upton, Kirsten Dunst e dezenas de outras celebridades no dia 01 de setembro. Três semanas mais tarde, novos usuários ameaçaram fazer a mesma coisa novamente. Seu novo alvo seria Emma Watson, a atriz mais conhecida por interpretar Hermione Granger nos filmes de Harry Potter.

Desta vez, as figuras anónimas pareciam mais organizadas: Logo após as ameaças aparecerem online, alguém criou um site dedicado – emmawatsonyouarenext.com – e começou a contagem regressiva para a data e hora que iriam liberar as imagens. A contagem regressiva primeiro apontou para o último sábado, antes de saltar para hoje, dia 24 de setembro.

Mas quando o relógio chegou na hora marcada, nenhuma foto foi liberada. Em vez disso, os visitantes do site eram redirecionados para a página inicial de uma empresa de marketing, com um fundo preto carregando uma versão do logotipo do 4chan e a hashtag #shutdown4chan (algo como “acabe com o 4Chan”) escrito em grandes letras brancas.

Emma-Watson-4chan

Aparentemente, o ataque era uma farsa, o site não foi criado para revelar imagens reais de Watson, mas sim para chamar atenção para uma campanha voltada para atacar o 4chan.

“Nenhuma dessas mulheres merecem isso”, afirma página. “Junte-se a nós para acabar com o 4chan e impedir que mais fotos sejam vazadas”. Segundo o site, a “campanha” alcançou 48 milhões de visitantes, 7 milhões de compartilhamentos e curtidas no Facebook e 3 milhões de menções no Twitter.

Mas, embora o objetivo da campanha seja louvável, sua criação é questionável. Alguns usuários do Reddit foram capazes de farejar a farsa antes de sua contagem regressiva terminar, e viram que as empresas por trás do projeto eram a FoxWeekly, um site que plagia outras fontes de notícias para conseguir curtidas no Facebook, e Swenzy, uma empresa que vende seguidores, curtidas, e visualizações.

A Swenzy tem experiência em montar fraudes semelhantes: Uma página de contagem regressiva semelhante apareceu em outubro do ano passado, falando sobre um anúncio enorme da NASA. O anúncio era falso, e levava usuários ao vídeo de uma música no Youtube.