Categorias

Anatel aprova compartilhamento de 4G entre Oi e TIM

Operadoras poderão dividir infraestrutura ativa

Em março, as companhias TIM e Oi anunciaram que estavam se unindo para compartilhar infraestrutura 4G, o que faria o processo de adesão à nova conexão mais rápido. Tudo o que faltava para o acordo ser oficializado era uma aprovação da Anatel, que aconteceu nesta quinta-feira (18), quando o conselho diretor da agência deu o sinal positivo para as operadoras. 

Com o aval para a parceria, a Anatel impôs algumas regras e vetou o compartilhamento das frequências adquiridas no leilão realizado ano passado. Poderá ser dividida apenas a infraestrutura ativa das operadoras, que envolve equipamentos de transmissão e de tecnologia da informação, como a chamada estação rádio-base. 

Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel, afirmou que o modelo apresentado pela Oi e TIM é “inovador” e as empresas estão dando um “novo passo para o compartilhamento de infraestrutura ativa”. Zerbone ainda comentou que cada companhia poderá escolher em quais cidades irá investir a nova conexão e seus equipamentos, podendo ainda compartilhá-los em ofertas de serviço. 

Em relação ao consumidor final, a Anatel garantiu que a parceria irá ajudar na redução de custos com operações e serviços de telefonia móvel, o que significa uma provável economia para os clientes das operadoras.