Categorias

Anatel: qualidade de internet móvel é boa em apenas 3 capitais

Embora a Anatel esteja criando regras e monitorando todas as operadoras no Brasil, as metas de qualidade de internet móvel estão sendo cumpridas em apenas três capitais do país.

De acordo com um levantamento realizado pela Anatel, apenas Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Maceió (AL) atingem os critérios estipulados para internet móvel no país. A pesquisa ainda aponta que, nas outras 23 capitais, inclusive o Distrito Federal, pelo menos uma das quatro grandes empresas do setor foi reprovada em algum dos critérios de avaliação utilizados pela Agência.

Empresas mostram resultados ruins em pesquisa sobre internet móvel
Empresas mostram resultados ruins em pesquisa sobre internet móvel

O problema piora ainda mais quando se trata de São Paulo e Rio de Janeiro: na capital paulista, todas as operadoras descumpriram as metas de qualidade. Já no Rio, nenhuma cumpre a meta de sucesso nas conexões.

A pesquisa se baseia em análises feitas em abril de 2013 e se referem tanto às conexões 3G quanto as de segunda geração. Para ser aprovada nos testes, a operadora precisa apresentar sucesso em no mínimo 98% das tentativas de conexão feitas pelos clientes e ter uma taxa de queda de conexão de no máximo 2%.

Segundo a Anatel, a TIM é a operadora com o pior desempenho quando se trata de internet móvel: a empresa descumpriu a meta de sucesso de conexão em 15 capitais e a de queda de conexão em 8.

A Oi vem em seguida, descumprindo a meta de sucesso em 16 capitais, e a de queda em 5. A Claro apresentou o melhor desempenho entre as quatro operadoras: ela apresentou problemas na meta de sucesso nas conexões em apenas 2 capitais e a de queda de conexão em 4.