Categorias

Android 4.3 pode contar com recurso de gerenciamento de permissões de aplicativos

Android 4.3 pode contar com recurso para gerenciar permissões de aplicativos
Android 4.3 pode contar com recurso para gerenciar permissões de aplicativos

No evento de quarta-feira, o Google confirmou o Android 4.3, através do chefe do SO, Sundar Pichai. Entre os novos recursos e melhorias, estão uma nova interface na câmera, suporte ao Bluetooth Low Energy, e restrições de perfis de usuário.

Contudo, existe uma novidade que não foi mencionada pelo Google na apresentação: há um gerenciador de permissões de aplicativos escondido, que permitiria que o usuário escolhesse e desabilitasse algumas permissões para os aplicativos.

O recurso seria chamado de App Ops, e permitiria que o usuário alterne permissões de aplicativos, como por exemplo a possibilidade ou não de postar notificações, para aplicativos individuais.

A ideia básica do recurso é dar aos usuários do Android uma flexibilidade maior dobre quais aplicativos podem ou não fazer certas ações, o que poderia ajudar a controlar alguns “problemas”, como o uso excessivo da bateria ou notificações batendo a toda hora.

Caso o Google resolva implementar o recurso para os usuários finais, haverão vários pontos beneficiários, especialmente do ponto de vista de segurança, uma vez que os usuários possuirão total controle sobre o que cada aplicativo poderá fazer.

Um desses pontos positivos é que, uma vez que o Android é a plataforma móvel com a maior incidência de malwares, o recurso pode ser algo para aumentar a segurança dos dispositivos, uma vez que o aplicativo poderia bloquear os apps de fazerem chamadas, ou simplesmente rastrear os apps que fazem isso, para identificá-los como potencialmente perigosos.

Contudo, apesar do recurso ser funcional, ele ainda não está pronto para o grande mercado. Nas permissões do aplicativo do Facebook, por exemplo, algumas permissões apareciam no App Ops apenas depois que o app do Facebook utilizou essas permissões.

E uma outra possível complicação com o recurso é que alguns usuários poderão simplesmente não reparar que certos recursos de alguns aplicativos não estão funcionando justamente porque esses recursos estão desabilitados.

O fato é que o recurso possivelmente foi criado pelo Google para facilitar as restrições nos perfis de usuários, o que permitiria, por exemplo, que controle de pais fosse implementado em dispositivos Android.