Categorias

Android ultrapassa o Windows na web

O mês de Março viu passar um marco significativo na História da internet: a audiência do Android conseguiu superar a do Windows pela primeira vez.

De acordo com a empresa de análise de dados StatCounter, houve mais atividade gerada a partir de dispositivos Android do que na plataforma da Microsoft.

Aparelhos Android foram responsáveis por 37.93% dos acessos nos sites cobertos pelos serviços da StatCounter, contra 37.91% oriundos de dispositivos equipados com Windows em Março de 2017. É uma pequena diferença, mas representa o ponto de virada dos dispositivos móveis sobre os tradicionais desktops. Os dados analisados no período cobrem 2.5 milhões de sites diferentes, que contabilizaram 15 bilhões de visualizações de página mensais.

O gráfico mostra nitidamente a evolução do Android nos últimos cinco anos e o declínio do Windows. Em contrapartida, depois de um início acelerado, depois de ter ultrapassado o OS X, o volume de acessos através do iOS se manteve estável desde 2013 e não dá sinais de que possa ameaçar o crescimento da plataforma móvel rival.

De acordo com o StatCounter, os números do Android vem sendo impulsionados pelos países emergentes e pela popularização dos modelos econômicos de smartphones, que tem funcionado como um substituto agressivo dos PCs e laptops. Nos Estados Unidos e diversos países da Europa, o Windows mantém sua hegemonia, ainda que o porcentual também esteja diminuindo por lá.