Categorias

Android vai notificar usuários sobre novos dispositivos

O Google estreou essa semana uma nova funcionalidade para aumentar a segurança dos usuários Android: uma notificação global sobre novos dispositivos adicionados à sua conta.

Desta forma, se um novo dispositivo for adicionado, o usuário receberá uma notificação em seu dispositivo alertando sobre o novo smartphone ou tablet que está autenticado na mesma conta.

A partir da própria notificação, que pergunta se o usuário se autenticou, será possível avaliar o risco desse novo dispositivo. O Google irá informar detalhes sobre a tentativa de acesso, como endereço de IP, tipo de dispositivo, localização física (se disponível) e até o navegador utilizado para entrar na Conta do Google. A partir deste ponto, o usuário poderá confirmar o acesso como legítimo ou bloquear o acesso para aumentar a segurança da conta.

android-alerta

Este tipo de alerta foi introduzido no ano passado, mas era enviado anteriormente por e-mail. Um estudo conduzido pelo Google revelou que o mesmo tipo de aviso enviado através de uma notificação do Android tem quatro vezes mais chances de chamar a atenção do usuário e motivar uma ação de resposta. Além disso, as mensagens serão enviadas e lidas em tempo real, o que irá melhorar e muito o tempo de reação e diminuir o impacto de uma possível brecha de segurança.

Por enquanto, a novidade está disponível para um número reduzido de usuários, mas o Google irá distribui-la gradativamente para todos nas próximas duas semanas.