Categorias

Apagão na Internet

Sites podem pegar pesado contra lei americana
Imagine um dia inteiro sem pesquisas no Google, sem compras na Amazon, sem mensagens no Twitter e sem acesso ao Facebook. O “apagão” dos principais serviços de internet pode acontecer como última alternativa de protesto contra o SOPA.

O ato coordenado de repúdio à lei em estudos no Congresso americano já está sendo planejado pelas empresas. Quem garante a movimentação é Markham Erickson, diretor executivo da NetCoallition, a associação comercial que reúne grandes nomes da internet e é contrária à nova lei.

Segundo o jornalista Declan McCullagh, do CNET, “quando as páginas iniciais do Google.com, Amazon.com, Facebook.com, e seus aliados da Internet simultaneamente ficarem pretas com alertas anticensura solicitando aos usuários que entrem em contato com seus políticos sobre seus votos no Congresso americano no dia seguinte do SOPA, você saberá que finalmente eles estão falando sério.”

O Senado americano deve debater o Stop Online Piracy Act no final de janeiro, mas seus opositores querem deixar um sinal claro de que não estão satisfeitos com os riscos de censura que a lei traz. Em novembro do ano passado, Google, Facebook, Twitter, Zynga, eBay, Mozilla, Yahoo, AOL, e LinkedIn escreveram uma carta coletiva para o governo alertando sobre os perigos do SOPA.

.