Categorias

Aparelho garante que você faça exercícios assistindo Netflix

Sedentarismo é um problema que acomete muita gente, que prefere ficar em casa “maratonando” série na Netflix. Mas… e se desse para resolver esse problema usando a própria Netflix?

Foi pensando nessa possibilidade que o estudante do Instituto de Tecnologia de Dublin, Ronan Byrne, criou na Irlanda o Cycflix, um aparelho que garante que você vai fazer exercícios assistindo a Netflix.

O dispositivo é uma bicicleta ergométrica adaptada conectada ao serviço de streaming. Para o usuário conseguir assistir suas séries e filmes favoritos, vai ter que suar a camisa. Literalmente. Usando um Arduíno e um script Python desenvolvidos por Byrne, a traquitana exige que o usuário atinja uma determinada velocidade na bicicleta para começar a exibir o que ele quer ver. E é necessário manter o ritmo, porque se a velocidade cair, a transmissão é pausada automaticamente. Confira:

Parece puxado? Felizmente a Cycflix é totalmente configurável para se ajustar ao programa de exercícios que o usuário desejar, permitindo períodos de descanso, extensão das atividades, horários etc. Para quem ficou interessado em montar um desses na sala, Byrne disponibilizou as instruções completas de construção, assim como o código-fonte liberado no Github.

Byrne explica que começou esse projeto mais como um desafio de eletrônica e não como um incentivo real para se exercitar, mas isso não é desculpa para você não queimar algumas calorias enquanto assiste Glow ou Stranger Things