Categorias

Apenas o Microsoft Edge oferece Netflix em 1080p

A Microsoft atacou mais uma vez a concorrência na eterna guerra dos navegadores e revelou: apenas o Edge é capaz de oferecer Netflix em 1080p em PCs.

A empresa divulgou uma documentação oficial do serviço de streaming que confirma a afirmação e alega que seu navegador foi construído especificamente para dar um suporte melhor aos protocolos adotados pelo Netflix.

A Microsoft está na reta final da migração maciça de usuários para o Windows 10 e está tentando impulsionar o navegador nativo do sistema operacional. Depois de atacar o notório problema de consumo de bateria do rival Chrome, a empresa agora quer conquistar a simpatia dos assinantes do Netflix. Não apenas o Edge é o único navegador no mercado que oferece resolução de 1080p para o streaming do serviço, como a única outra alternativa para se obter a mesma qualidade em um PC é usando… o aplicativo para Windows 10 do Netflix.

A documentação da Netflix é claramente favorável aos navegadores da Microsoft (incluindo o Internet Explorer, para surpresa de todos), mas também revela que usuários de Mac podem esperar o mesmo tipo de suporte a 1080p através do Safari. Em testes independentes realizados pela PC World, foi constatado que, de fato, até o momento nem o Google Chrome, nem o Opera, nem o Mozilla Firefox conseguem oferecer resoluções superiores a 720p.

A vantagem da Microsoft, segundo a própria empresa, estaria no suporte integrado a tecnologias de proteção de conteúdo digital, como PlayReady Content Protection e o motor de mídia Protected Media Path. A gigante de Redmond é defensora de longa data de sistemas de proteção similares e já foi criticada no passado por introduzir camadas de segurança em seus produtos que prejudicariam a performance ou não seriam adotadas pela indústria. Ao que parece, o investimento finalmente compensou.