Categorias

Aphex Twin lança seu primeiro videoclipe após 17 anos

Nada na carreira de Aphex Twin, o enigmático e sombrio músico eletrônico, pode ser considerado normal. Agora, após 17 anos sem um videoclipe, ele está de volta ao cenário.

Mas Richard D. James, seu nome verdadeiro, não poderia retornar como todo mundo: o estranho vídeo oficial de “CIRKLON3 [ Колхозная mix ]” foi produzido por um pré-adolescente de 12 anos.

Ryan Wyer é irlandês assim como o músico. Ele tem um canal no YouTube com menos de mil inscritos, seus vídeos de jogabilidade e bizarrices mal chegam na casa dos 4 dígitos de visualização. Ainda assim, de alguma forma a produção do garoto chamou a atenção de Aphex Twin, que contratou o seu talento para dirigir o longo e estranho clipe de 8 minutos da música. O resultado são distorções, crianças dançando e a onipresente máscara macabra do rosto de James. Confira como ficou:

A faixa faz parte do EP “Cheetah”, que também marca o retorno de Aphex Twin às gravações depois de um hiato de 2 anos desde seu último trabalho (que, por sua vez, terminou um silêncio de 13 anos na carreira do músico). O novo álbum foi lançado em 8 de Julho pelo selo Warp.

Em 2001, Aphex Twin foi considerado por um jornalista britânico como “a mais inventiva e influente figura na música eletrônica contemporânea”. Entre seus fãs confessos, estão outros músicos, como Thomas Bangalter, do Daft Punk; Thom Yorke, do Radiohead e Wes Borland do Limp Bizkit, que citam sua obra como referência. Markus “Notch” Persson, criador do Minecraft é outro fã conhecido e um colecionador de lançamentos raros do músico.