Bateria
Categorias

Aplicativo do Facebook para iOS 9 está “sugando” sua bateria

O Facebook admitiu publicamente na semana passada que seu aplicativo para iOS 9 está consumindo mais bateria do dispositivo do que o necessário.

Depois dos informes de diversos usuários, baseados no menu de consumo de energia do iOS9, o Facebook investigou o incidente e concluiu que seu aplicativo traz dois bugs que estão drenando a bateria dos dispositivos.

O primeiro bug foi rotulado como um “CPU spin“, um processo que realiza sucessivas consultas à CPU, sem necessidade e sem obter resposta, consumindo energia gradativamente. O Facebook lançou uma nova versão do seu aplicativo que, segundo as palavras do engenheiro responsável Ari Grant, “tem alguns aperfeiçoamentos que deverão começar a melhorar isso”.

O segundo bug está relacionado à forma como aplicativo executa áudio. Como explicou Grant em uma postagem oficial no Facebook, “se você deixar o aplicativo aberto depois de assistir um vídeo, a sessão de áudio às vezes continua aberta como se o aplicativo estivesse tocando áudio silenciosamente”. Nenhum som é emitido, mas o processo não é encerrado, consumindo energia desnecessariamente e por um longo tempo.

O Facebook ainda está trabalhando para solucionar completamente os dois problemas. Mas Grant enfatizou que o consumo excessivo de bateria não está relacionado às novas funcionalidades do aplicativo para localização ou histórico de localização, como foi sugerido em alguns rumores.