Categorias

Aplicativo do Google restaura e digitaliza fotos impressas

O Google quer resolver aquele problema de quem tem fotos impressas do passado e quer trazê-las para a era digital das redes sociais.

O aplicativo gratuito PhotoScan é capaz de restaurar e digitalizar fotos em papel, combinando diversos recursos de otimização para garantir um resultado de qualidade com facilidade.

Atualmente, quem não conta com um scanner em casa ou não quer pagar por um serviço de digitalização de gráfica, simplesmente tira uma foto da foto usando seu smartphone. O resultado costuma ser uma foto digital com luz incidindo na superfície da foto original, uma foto desalinhada ou até mesmo partes do fundo aparecendo. O aplicativo do Google garante ter uma solução para todos esses obstáculos.

O PhotoScan resolve o problema do brilho na superfície tirando quatro fotos da mesma imagem, cada um centrado em um ponto, de acordo com instruções que aparecem na tela do aplicativo. A partir da análise das quatro fotos, o próprio algoritmo identifica onde está a incidência de luz que não pertence à cena original e remove o problema. O aplicativo também é inteligente o suficiente para alinhar e recortar a foto como ela era na forma física. O resultado pode então ser publicado no Google Photos, se o usuário também possuir o aplicativo, ou compartilhado nas redes sociais.

photoscan-googleO PhotoScan também possui um editor de imagens para que o usuário possa fazer ajustes manuais na fotografia. O aplicativo já está disponível de graça para iOS e Android.