Categorias

Aplicativo do Google Translate traduz caracteres japoneses ao passar o smartphone por cima

Parece ficção-científica, mas o Google conseguiu: a nova versão do seu aplicativo Google Translate consegue traduzir caracteres japoneses apenas ao passar o smartphone por cima do texto desejado.

O recurso aproveita a câmera do dispositivo mas o usuário não precisa mais tirar uma foto do texto, como fazia antigamente, porque a tradução agora acontece automaticamente.

A funcionalidade batizada de Word Lens por enquanto só funciona em traduções do Japonês para o Inglês (inclusive não funciona no sentido inverso), mas em contrapartida dispensa a necessidade de uma conexão com a internet, realizando suas traduções completamente offline, o que pode acabar se transformando em uma ferramenta indispensável para quem está viajando. Para conseguir acesso ao recurso basta ter a versão mais recente do aplicativo, já disponível para Android e iOS.

Para celebrar a novidade, a filial japonesa do Google divulgou um videoclipe que usa e abusa do novo recurso. Confira:

O Word Lens é fruto da aquisição do Google da startup Quest Digital, em 2014, que estava desenvolvendo uma solução de Realidade Aumentada para sobrepor traduções sobre texto no mundo real, usando a câmera e a tela de um smartphone. Parte de sua tecnologia já está sendo incorporada em soluções do Google e pode-se esperar mais novidades no futuro próximo.