Categorias

Aplicativo do Uber agora rastreia sua localização mesmo quando não está em uso

As versões mais recentes do aplicativo do Uber passaram por uma mudança sutil: agora o aplicativo rastreia a localização do usuário mesmo quando não está em uso.

Segundo a empresa, o objetivo é aperfeiçoar a experiência do usuário, oferecendo estimativas de chegada mais precisas e suporte rápido a mais localidades, mas está levantando preocupações com a privacidade.

Na prática, o Uber não está exigindo mais privilégios em seu aplicativo do que muitos jogos e aplicativos ainda menos conectados com o mundo físico. Mas, dada sua popularidade e justamente sua relação com pessoas reais do mundo real, a mudança  gerou um certo desconforto. A opinião de analistas no entanto é que esses dados serão coletados pelo Uber justamente para acelerar o desenvolvimento de seu próprio sistema de mapeamento urbano.

Especula-se também que essas informações podem ser utilizadas também para aperfeiçoar a oferta de anúncios localizados e sugestões de produtos e serviços para o usuário, fornecendo um novo fluxo de faturamento para a empresa em um momento em que a concorrência se fortalece em diferentes mercados.

De qualquer forma, o Uber alega que não irá monitorar o usuário em tempo integral, mas apenas enquanto estiver interagindo com o aplicativo (como era anteriormente), durante o trajeto e até cinco minutos após o término da viagem. Mais informações podem ser encontradas na página de suporte oficial do aplicativo dedicada ao tema.