Categorias

Aplicativo torna mais eficiente o tratamento do autismo

Um grupo de jovens empreendedores lançou uma campanha de financiamento coletivo para a plataforma tecnológica bHave, que auxiliará no tratamento do autismo.

A ferramenta tem como objetivo otimizar o trabalho dos profissionais adeptos à Análise do Comportamento Aplicada (ABA), além de entregar uma resposta mais rápida para os pais de crianças e jovens em tratamento.

A ideia surgiu a partir da necessidade de se dar mais agilidade aos processos de compilação de dados coletados a partir da técnica ABA. “Minha esposa é psicóloga e atua na área de análise do comportamento, e percebi que algumas das etapas da sua rotina de trabalho poderiam ser otimizadas”, explica Cauê Nascimento, um dos idealizadores do bHave.

“Para cada criança em tratamento é usada uma grande quantidade de papel. São folhas para registro, gráficos e planilhas, informações que são coletadas de forma manual e depois transcritas, todo um processo que pode ser aprimorado”, explica. Maria Tereza Pedrosa, psicóloga e terapeuta ABA, confirma a praticidade da solução: “Atualmente o processo de computação de dados é lento por uma série de fatores. Acredito que uma ferramenta de aplicação otimize os procedimentos e padronize a forma de nos comunicarmos, isso vai facilitar muito o nosso trabalho”.

Confira abaixo o vídeo oficial da campanha:

A campanha de financiamento tem como objetivo viabilizar a execução do bHave. “Nosso projeto funciona como uma rede social para os profissionais da área. Os resultados obtidos durante as sessões terapêuticas podem ser compartilhados em tempo real para todos que estão envolvidos no caso, eliminando toda a papelada e possibilitando aos profissionais mensurar de forma mais ágil a evolução das crianças”.

Abril é considerado o Mês da Conscientização do Autismo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ele atinge mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 2 mil casos registrados.

A campanha ficará no ar por dois meses e a expectativa é que, uma vez atingida a meta, o bHave já esteja disponível para download em um prazo de seis meses, em todas as plataformas. O montante estimado para arrecadação e de R$ 185 mil. Com o dinheiro arrecadado, serão contratados programadores e profissionais especializados para que possam viabilizar a solução para o mercado e otimizar o tratamento do autismo.

E possível contribuir a partir de R$ 20,00 por meio do link: https://www.kickante.com.br/campanhas/bhave-auxilio-ao-tratamento-do-autismo