Categorias

Aplicativo usa drones e Realidade Ampliada para construir blocos no céu

Minecraft no mundo real? E voando? Essa é mais ou menos a proposta do aplicativo gratuito para iOs AirCraft, da empresa DroneBase, que combina drones e Realidade Aumentada para construir blocos coloridos nos céus.

O resultado pode variar de acordo com a criatividade (e a paciência) do usuário, mas as criações ficam armazenadas nos bancos de dados da empresa e podem ser visualizadas por outros usuários que usem o aplicativo no mesmo local.

Mas não é um passatempo para qualquer um: o aplicativo é compatível com drones autênticos fabricados pela DJI e exige que o usuário pilote a aeronave na posição em que deseja inserir o bloco colorido, transformando o drone em uma espécie de ferramenta de construção. Confira o vídeo para entender melhor como funciona o AirCraft:

https://youtu.be/i620-vw2hgU

A DroneBase trabalha com soluções profissionais para drones e aponta que AirCraft pode ter uma utilidade muito maior do que ser somente uma brincadeira de montar. Uma empresa de construção está utilizando a mesma tecnologia para moldar prédios em Realidade Aumentada antes de iniciar construções propriamente ditas e o sistema também pode ser utilizada para treinamento de pilotos de drones e outras aeronaves em volta de estruturas, sem o risco de um impacto real.