Categorias

Aplicativo vai mapear tiroteios no Rio de Janeiro

Um aplicativo lançado nessa terça-feira vai mapear tiroteios na grande região metropolitana do Rio de Janeiro.

Criado pela Anistia Internacional, Fogo Cruzado já está disponível para Android e irá publicar relatórios periódicos sobre a violência na capital e nos municípios vizinhos.

“O aplicativo vai ajudar a aprofundar o debate sobre segurança pública no Rio de Janeiro, permitindo que a população dos bairros mais afetados pela lógica da Guerra se manifeste de forma concreta e segura. É uma ferramenta para que a população mostre, através do aplicativo, todas as vezes em que é colocada no meio do ‘Fogo Cruzado'”, afirma o site oficial da iniciativa.

fogo-cruzado

Através do aplicativo, qualquer cidadão pode comunicar o acontecimento de um tiroteio, se envolveu policiais, o local da ocorrência, a que horas e até se houve registros de feridos ou mortos. Apesar do Fogo Cruzado exigir um cadastro com nome e email, seus organizadores garantem que a informação fornecida permanecerá anônima para a segurança do usuário.

Analisando os dados, serão publicados relatórios semanais, mensais e trimestrais sobre as áreas mais violentas do Rio de Janeiro. “Com isso, é possível para as pessoas terem noção de onde está acontecendo um tiroteio. E, semanalmente, poderemos ter dimensão de áreas do Rio de Janeiro onde há mais incidência de fogo cruzado, mais incidência de disparos de armas de fogo”, esclareceu Cecília Olliveira, gestora de dados do Fogo Cruzado.