Categorias

Após três meses, KitKat ainda está em apenas 1,8 % de todos os dispositivos Android ativos no mundo

O Google introduziu oficialmente a versão mais recente de seu sistema operacional Android em outubro do ano passado, e apesar de três meses terem se passado, o KitKat está instalado em menos de 2% de todos os dispositivos Android ativos no mundo todo, de acordo com novos dados.

O KitKat está instalado em 1,8% de todos os smartphones com Android ou tablets que fazem log in na Google Play. Em janeiro, o uso estava em 1,4%. Já o Jelly Bean, versão anterior ao KitKat, teve um aumento, indo de 59,1% para 60,7% em um mês.

Já a quantidade de dispositivos rodando Ice Cream Sandwich caiu de 16,9% para 16,1%. Enquanto o Gingerbread ainda é responsável por 20%.

Os dados mostram que o uso do KitKat veio principalmente da gama de Nexus do Google e dispositivos Motorola, com outras fabricantes ainda finalizando seus planos de atualização.

KitKat foi anunciado em setembro de 2013
KitKat foi lançado em outubro de 2013

Atualizações do Android exigem uma quantidade considerável de trabalho e coordenação de fabricantes de celulares e também operadoras e isso geralmente atrasa as coisas. Por exemplo, alguns dispositivos da Sony só agora receberam atualizações do Android 4.3.

A situação do Android acaba sendo o oposto do que acontece com a Apple e seu sistema operacional iOS, que tem um grau muito maior de controle: o iOS 7, por exemplo, foi lançado em setembro, e já passava dos 64% de adoção entre dispositivos compatíveis no primeiro mês. Segundo a Apple, o número chegou a 80% no final de janeiro.