Categorias

Após vitória no Jeopardy!, Watson vai aos hospitais


Após derrotar dois adversários humanos em um desafio de Jeopardy!, Watson, um supercomputador desenvolvido pela IBM, será testado em dois hospitais dos EUA, para verificar sua capacidade de realização de diagnósticos. O sistema é capaz de entender a linguagem humana e consultar imensas quantidades de informações para encontrar a possível resposta a uma pergunta.

Os testes na área médica vão ser realizados no Centro Médico da Universidade de Columbia e na Escola de Medicina da Universidade de Maryland e serão os primeiros testes reais do Watson além do jogo de perguntas e das avaliações nos laboratórios da IBM.

Eliot Siegel, professor do curso de Medicina da Universidade de Maryland, disse que outros programas de inteligência artificial já foram testados nos hospitais, mas ofereceram respostas mais lentas e limitadas do que as esperadas por Watson.

O programa pode se tornar muito útil no diagnóstico de pacientes pela análise de periódicos e livros – o que ocuparia muito tempo de leitura de um médico, mas precisarão ser feitos alguns ajustes antes que o robô de quizzes possa ser usado nos hospitais. Para o game Jeopardy!, só há uma resposta; o desafio que a Medicina oferece são os diversos diagnósticos e informações conflitantes, lembra o site do Wall Street Journal.

Siegel afirma que demorará cerca de 2 anos para que Watson possa ser usado em pacientes, já que é necessário treinar bastante o programa para entender registros médicos eletrônicos e deixá-lo pronto para avaliar corretamente os sintomas de cada doença.

Watson provou sua capacidade de raciocínio na maratona de três dias do programa Jeopardy!, ao derrotar os campeões de edições passadas Ken Jennings e Brad Rutter em todas as categorias disponíveis, entre elas artes, ciência e cultura popular, noticiou o site Voice of America.

A participação do supercomputador da IBM no programa foi um sucesso. De acordo com o site Financial Times rede televisiva NBC conseguiu seu maior número de telespectadores nos últimos seis anos. Esse não é o primeiro feito de um supercomputador que ganha status na mídia: no passado, o Deep Blue derrotou o enxadrista Garry Kasparov, campeão do mundo.

Com informações de Geek.