Categorias

Apple adquire startup de captura de movimentos

A Apple confirmou hoje a compra da startup suíça Faceshift, especializada em captura de movimentos para produção de efeitos especiais.

Os rumores da compra começaram no início do ano, mas somente agora a Apple confirmou a operação e sem entregar maiores detalhes.

Segundo a Apple, “de tempos em tempos compramos empresas menores de tecnologia, e geralmente não discutimos nossos objetivos ou planos”. A declaração abre espaço para muita especulação, uma vez que a tecnologia desenvolvida pela Faceshift não tem espaço na atual linha de produtos da Apple.

A Faceshift é especializada em um novo método de captura de movimentos que dispensa os famosos pontos de referência marcados nas pessoas que serão transpostas. Mais especificamente, como o próprio nome diz, a pequena empresa é focada na digitalização de expressões faciais e na criação de avatares virtuais similares ao modelo capturado.

https://youtu.be/uiMnAmoIK9s

A tecnologia foi empregada recentemente durante o desenvolvimento de Star Wars: O Despertar da Força e os maiores clientes da Faceshift são estúdios de Hollywood. Até o momento, a empresa não desenvolveu nenhum produto voltado para o consumidor final.

Para o diretor-criativo da startup, Nico Scapel, “cerca de dois terços de nossa comunicação é não-verbal e personagens digitais podem expressar essa ampla gama de expressões”. Resta saber agora qual é o interesse da Apple na tecnologia.

A expertise da Faceshift pode ser utilizada para dar uma face à assistente virtual Siri ou como um sistema de reconhecimento facial do usuário, seja para criação de avatares ou com o propósito de autenticação. Até que a Apple se manifeste sobre o assunto, podemos apenas imaginar as aplicações da tecnologia.