Categorias

Apple compra Topsy, empresa de análises do Twitter

Agora a Apple poderá oferecer aos usuários do iTunes Radio informações em tempo real sobre as músicas ou artistas que são tendências no Twitter, além de uma grande variedade de outras análises em tempo real, tudo isso graças a sua mais nova aquisição: a empresa de análises Topsy Labs.

De acordo com o Wall Street Journal, a Apple pagou mais de US$ 200 milhões para ter a Topsy, que desenvolve ferramentas para ajudar empresas a extrair análises e informações do Twitter.

A Topsy freqüentemente gera dados sobre como uma determinada informação se espalhou no Twitter durante grandes eventos, como o furacão Sandy ou o Super Bowl. Muitas empresas usam essa informação para entender melhor como alcançar clientes atuais ou potenciais.

Topsy analisa dados do Twitter
Topsy analisa dados do Twitter

Nem a Apple nem a Topsy responderam imediatamente a pedidos de comentário. No entanto , a Apple confirmou a aquisição do Jornal, apesar de não oferecer qualquer justificativa para o negócio. “A Apple compra empresas de tecnologia menores de tempos em tempos”, disse um porta-voz da gigante para jornal, “e nós geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos”, finalizou.

Embora Topsy seja um parceiro do Twitter com acesso ao fluxo total de tweets de todos os mais de 220 milhões de usuários do Twitter, não está claro exatamente o que a Apple pode fazer com que a empresa de análise. O jornal especula que a Maçã poderia estar interessada em levar mais dados em tempo real sobre as músicas ou artistas que são tendências no Twitter, mas nada foi confirmado.