Categorias

Apple irá adicionar recurso de localização para AirPods

A Apple está prestes a lançar um recurso de localização para o AirPods, os controversos fones de ouvido sem fio desenvolvidos pela empresa.

A partir do iOS 10.3, que deve ser lançado nas próximas semanas, o usuário poderá utilizar o Find My iPhone para encontrar também seus fones de ouvido desaparecidos.

Segundo o The Wall Street Journal, o aplicativo irá funcionar de uma maneira genérica, identificando a última localização conhecida dos AirPods ou sua localização atual, se possível, mas sem muita precisão, como acontece com qualquer sistema por GPS. Ou seja, o recurso será uma ótima ferramenta para quem está indeciso se esqueceu os fones de ouvido no escritório ou na lanchonete, mas não servirá para encontrar o objeto sumido dentro de uma casa, se está nas almofadas do sofá ou se caiu no quarto.

Por outro lado, a Apple está implementando também um comando de alerta que fará o dispositivo emitir um bipe sonoro se ainda tiver carga, o que deve ajudar a identificar em que parte de um ambiente ele está perdido.

Desde seu anúncio oficial, os AirPods vem sendo alvo de suspeitas de que seu encaixe não é perfeito e que um usuário desavisado poderia facilmente deixá-lo cair de seus ouvidos. A Apple vem rebatendo todas as críticas, mas isso não impediu que uma empresa terceirizada chegasse a desenvolver exatamente essa mesma funcionalidade de localização dos fones sem fio, baseada na força do sinal Bluetooth. Apesar de custar US$3,99, Finder for AirPods foi um sucesso na App Store, até ser removido da loja sem maiores explicações por parte da Apple.

Duas semanas depois do desaparecimento do aplicativo não-oficial, o The Wall Street Journal descobriu que a Apple está planejando introduzir o recurso de localização nativamente em seu sistema operacional móvel. Oficialmente, a Apple ainda não se manifestou sobre essa coincidência ou mesmo confirmou a nova funcionalidade.