Categorias

Apple patenteia sistema que impede filmagem de espetáculos

Aquele mar de smartphones levantados gravando shows ao vivo e outros espetáculos pode estar com os dias contados se depender da patente que a Apple registrou nos Estados Unidos.

De acordo com a patente, iPhones e outros dispositivos móveis poderiam receber um sinal infravermelho que serviria como um comando para bloquear filmagens de shows ao vivo.

O sinal emitido é invisível ao olho humano, mas é interpretado pelo aparelho, que age de acordo. Diferentes tipos de instrução podem ser embutidos no sinal, mas a que mais chama atenção no pedido de patente da Apple é aquele que pode ser utilizado para impedir a gravação não-autorizada de espetáculos. Ao invés de gravar, o smartphone exibiria uma mensagem de “gravação desabilitada” na tela, conforme a ilustração abaixo:

iphone-bloqueio-filmagem

O mesmo sinal também pode carregar metadados de uma determinada imagem ou objeto, incluindo informações em vídeo ou áudio que complementariam o que o usuário está vendo.

Como costuma ser o caso, a patente da Apple não é garantia de que a tecnologia seja adotada em um futuro próximo ou mesmo a longo prazo. A empresa não se manifestou oficialmente sobre o registro de patente ou sobre sua implementação em sua linha de produtos.