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Apple processada por consumo excessivo de banda de Internet

Um casal dos Estados Unidos está processando a Apple em 5 milhões de dólares por causa de uma funcionalidade ativada por padrão no iOS 9.

Chamado de Wi-Fi Assist, a funcionalidade permite que o dispositivo alterne automaticamente para o plano de dados de Internet do usuário se o sinal Wi-Fi estiver muito fraco.

Segundo o processo, a Apple não informou os usuários que o Wi-Fi Assist está sempre ativado após uma atualização do sistema operacional e, por isso, a conta do consumo de dados do casal teria vindo excessivamente alta. O casal da Flórida William Scott Phillips e Suzanne Schmidt Phillips exige reparação da empresa.

Os advogados das vítimas sustentam que podem organizar um processo coletivo e que a Apple pode ser obrigada a pagar uma indenização milionária para cada pessoa que se sentir afetada pelo Wi-Fi Assist.

Embora a funcionalidade tenha sido criada com o objetivo de oferecer uma experiência de Internet constante para os usuários do iOS 9, ela veio acompanhada de preocupação e reclamações desde que foi implantada em meados de Setembro. Por causa da reação dos usuários, a Apple publicou no início de Outubro um guia detalhado explicando o funcionamento do Wi-Fi Assist.

De acordo com o guia, “uma vez que você irá permanecer conectado à Internet em seu celular quando você tiver uma conexão fraca de Wi-Fi, você pode acabar utilizando mais dados do seu plano de telefonia. Para a maioria dos usuários, isso deverá representar uma pequena porcentagem maior do que sua utilização anterior”.