Categorias

Apple registra patente de câmera multifocal

Mais um registro de patente da Apple foi revelado. Dessa vez, a patente mostoru um interesse da gigante em desenvolver câmeras Lytro, tecnologia que melhora a qualidade da imagem a partir de um conceito diferente de captura, com o usuário podendo até determinar o foco de uma imagem depois de clicá-la.

Embora tenha sido revelado apenas agora, o documento foi submetido ao órgão de patentes dos EUA em 2011 e mostra uma câmera capaz de registrar imagens de alta resolução, mas que não podem ser editadas, e outra com resolução mais baixa que permite modificações. O dispositivo ainda contaria com um conjunto de lentes especiais para que o consumidor possa alternar entre o modo normal e o Lytro.

Fotos poderiam ter foco ajustado depois de terem sido tiradas
Fotos poderiam ter foco ajustado depois de terem sido tiradas

No pedido, a Apple afirma que foi inspirada pela tecnologia Lytro, criada pela empresa de mesmo nome há alguns anos, mas explicou que pretende unir o melhor de dois mundos: ter o foco configurável das Lytro e as altas resoluções que podemos ver atualmente em sistemas comuns.

O efeito produzido pelas câmeras Lytro vem sendo “reproduzido” por diversas gigantes da tecnologia através de software, mas nenhuma consegiu até hoje capturar totalmente o efeito das lentes. Será que a Apple conseguirá?