O evento da Apple de hoje era um jogo de cartas marcadas, com boa parte das novidades já sugeridas por rumores anteriores: o iPhone SE se confirmou, assim como um novo tipo de iPad e até as novas pulseiras para a Apple Watch.
Ainda assim, a empresa tinha alguns truques guardados e conduziu bem sua apresentação no campus oficial, sem deixar de lado as questões recentes envolvendo sua disputa com o governo americano.
Logo no início, Tim Cook, CEO da Apple, já entrou em cena para cuidar do “elefante” no meio do salão: a briga entre a empresa e o FBI. Em um discurso emocionado, Cook reiterou que “nós acreditamos fortemente que temos uma responsabilidade para ajudar você a proteger seus dados e proteger sua privacidade (…) nós devemos isso a nossos consumidores e nós devemos isso ao nosso país”.
Continuando o evento, mas sem ainda se afastar do debate político e do papel da Apple na sociedade, a empresa comentou sobre seus projetos e iniciativas sociais e ambientais. Lisa Jackson, Vice-Presidente da Apple para suas políticas no setor anunciou que atualmente 93% das operações globais da Apple utilizam energia renovável. Em países como Estados Unidos e China, essa marca sobe para 100%. A empresa também está adotando embalagens de papel para todos os seus produtos e 99% desse papel será produzido de material reciclado ou de florestas sustentáveis.
A Apple também anunciou o sucesso da iniciativa ResearchKit, um framework para pesquisas que alcançou resultados expressivos no estudo do Mal de Parkinson. Para completar a família de frameworks de código-aberto produzidos pela empresa na área de pesquisas médicas, foi introduzido o CareKit. Seu uso facilitará a coleta de dados de pacientes, que poderão ser compartilhados entre os médicos e a família dos pacientes.
Como previsto, novas pulseiras para o Apple Watch foram mostradas durante a conferência, inclusive modelos produzidos em nylon. Além disso, o preço base do smartwatch da Apple foi reduzido: de US$349, o modelo de 38mm do Apple Watch passará a ser comercializado por US$299 nas lojas americanas. Resta saber como essa mudança de preço irá afetar o valor do produto em outros mercados.
O “iPhone 6SE” dos rumores foi lançado oficialmente como iPhone SE. O dispositivo tem a aparência de um iPhone 5S, mas uma potência muito superior. Internamente, ele roda com o chip de processamento A9 e o sensor de movimento M9 e por fora ele traz uma câmera 12MP iSight, com suporte a imagens de 4K, Retina Flash, Focus Pixels, True Tone Flash e um novo processador interno de sinal de imagens.
O dispositivo vem equipado com um chip NFC e oferece suporte ao Apple Pay. É o primeiro smartphone neste formato a oferecer o sistema de pagamento móvel da empresa. O iPhone SE já está disponível para pré-venda nas lojas americanas, por um preço que começa em US$399 para o modelo de 16GB e US$499 para o modelo de 64GB. A Apple garante que as primeiras unidades serão entregues em 31 de Março. Em outros países, o aparelho poderá ser encomendado a partir desta quinta-feira ou em Abril.
Não há previsão de lançamento no Brasil, por enquanto, mas empresa pretende atingir 110 países até o final de Maio.
Além disso, a Apple também anunciou o iOS 9.3 e o tvOS 9.2, que deverão ser lançados ainda hoje. Aguarde mais detalhes em breve.
Outro anúncio que não foi surpresa foi o do iPad Pro de 9.7 polegadas. Basicamente, são as características do modelo de 12.9 polegadas em uma tela menor: chip de processamento A9X, suporte à Apple Pencil e Smart Connector. Por outro lado, a Apple evoluiu sensivelmente a câmera do novo dispositivo. O novo membro da família de tablets da empresa traz uma câmera traseira de 12 megapixel com capacidade de gravação em 4K, além da câmera frontal de 5 megapixel.
O modelo menor do iPad Pro terá um equivalente proporcional do Smart Keyboard. A Apple Pencil tradicional continua compatível com o seu novo tamanho. Segundo a apresentação, esse seria o substituto definitivo para um PC. Seu preço inicial é de US$599, para a versão de 32GB, mas o novo tablet também terá versões de 128GB (por US$749) e até com 256GB de armazenamento, que será comercializada a US$899.
O iPad Pro de 9.7 polegadas começará a ser vendido a partir de 24 de Março nas lojas, mas a Apple ainda não revelou seu preço ou sua janela de lançamento para os mercados internacionais.