Categorias

Apple suspende vendas online na Rússia

Segundo o site Bloomberg, a Apple suspendeu por tempo indeterminado todas as vendas online para a Rússia devido a “flutuações extremas” da moeda local, o rublo.

Nos últimos doze meses, o rublo sofreu uma desvalorização de mais de 50% em relação ao dólar, desestabilizando a economia russa e fechando as portas do comércio exterior. Somente nessa semana, a moeda sofreu uma queda abrupta de 19%. Importações tem se tornado um problema delicado, uma vez que poucos fornecedores estão dispostas a aceitar pagamentos em uma moeda que perde o valor a cada mês.

A Apple se pronunciou oficialmente sobre o tema em um um comunicado assinado por seu porta-voz Alan Hely: “nossa loja online na Rússia está no momento indisponível enquanto revisamos nossos preços. Pedimos desculpas aos nossos clientes por qualquer inconveniente”.

apple-russia
Loja está inoperante, com mensagens em diversas línguas.

A Rússia vinha se revelando um mercado em ascensão para o iPhone, com as vendas do aparelho no país duplicando entre 2012 e 2013 e gerando mais de um bilhão de dólares de faturamento somente no ano passado. Agora, analistas veem a saída da empresa como um símbolo do agravamento da crise financeira russa.

De acordo com Natalia V. Akindinova,que ministra aulas na Higher School of Economics, “nós estamos vendo uma desvalorização agressiva do rublo em um momento em que o banco central não possui as reservas necessárias para influenciar o mercado, como fez na crise anterior”.